Seguidores

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TSE APROVA E PSD SERÁ O 28º PARTIDO POLÍTICO DO BRASIL

Depois de seis meses de idas e vindas, finalmente ontem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu o tão sonhado registro definitivo ao Partido Social Democrático (PSD).
O feito aconteceu após os ministros do TSE decidirem, de forma unânime, aceitar o requerimento de registro da sigla capitaneada pelo atual prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab.
O registro foi aprovado por seis votos a um (o do ministro e presidente do TSE entre 2006 e 2008 Marco Aurélio Mello). Uma das primeiras a tomar posição favorável ao registro do PSD foi a ministra Nancy Andrighi, cujas justificativas dadas foram a emissão de certidões e certificação dos apoiamentos em 16 estados (cerca de 514 mil assinaturas de apoio).
A legenda utilizará o número 55 nas urnas.
Com a legalização da legenda kassabista, o quadro de partidos é o seguinte:
  • 10-Partido Republicano Brasileiro (PRB)
  • 11-Partido Progressista (PP, ex-Arena, ex-PDS, ex-PPR e ex-PPB)
  • 12-Partido Democrático Trabalhista (PDT, dissidência do PTB*)
  • 13-Partido dos Trabalhadores (PT)
  • 14-Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
  • 15-Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB, ex-MDB)
  • 16-Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)
  • 17-Partido Social Liberal (PSL)
  • 19-Partido Trabalhista Nacional (PTN)
  • 20-Partido Social Cristão (PSC)
  • 21-Partido Comunista Brasileiro (PCB)
  • 22-Partido da República (PR, ex-PL; resultante da fusão deste com o Prona)
  • 23-Partido Popular Socialista (PPS, dissidência do antigo PCB)
  • 25-Democratas (DEM, ex-PFL, dissidência do antigo PDS)
  • 27-Partido Social-Democrata Cristão (PSDC, formado por membros do antigo PDC, fundido ao PDS em 1993 para formar o PPR, descontentes com os rumos do último)
  • 28-Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB, ex-PTR e ex-PTRB)
  • 29-Partido da Causa Operária (PCO, dissidência do PT convertida em partido político no ano de 1991 e ativo desde 1995)
  • 31-Partido Humanista da Solidariedade (PHS, ex-PSN, formado por alguns membros do antigo PCN, incorporado ao PDT em 1993)
  • 33-Partido da Mobilização Nacional (PMN, que se fundiria ao PPS e ao PHS em 2007 para formar a Mobilização Democrática - MD; tal proposta não vingou)
  • 36-Partido Trabalhista Cristão (PTC, ex-PJ e ex-PRN, formado por dissidentes do PDT liderados pelo advogado Daniel Tourinho)
  • 40-Partido Socialista Brasileiro (PSB)
  • 43-Partido Verde (PV)
  • 44-Partido Republicano Progressista (PRP)
  • 45-Partido da Social-Democracia Brasileira (PSDB, formado por dissidentes do PMDB)
  • 50-Partido Socialismo e Liberdade (PSOL, formado por um grupo dissidente do PT liderado pela ex-senadora alagoana Heloísa Helena, que poderá sair da sigla para fundar um novo partido político com a senadora e amiga pessoal Marina Silva, recém-desligada do PV)
  • 55-Partido Social Democrático (PSD, capitaneado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, e reúne dissidentes do DEM, do PPS, do PSDB e de outras siglas)
  • 65-Partido Comunista do Brasil (PC do B, fundado em 1922 e refundado nos anos 1980 utilizando o número 24; trocou pelo número 65 em 1989)
  • 70-Partido Trabalhista do Brasil (PT do B, formado por dissidentes do PTB em 1989)
Bancada: o PSD poderá ter a sexta maior bancada da Câmara dos Deputados, com cerca de 50 parlamentares. Com isso, o DEM será o mais prejudicado, perdendo 17 deputados federais.
Notícia postada originalmente no blog Eleições Brasileiras de Videogame (http://ebvgbrasil.blogspot.com)

sábado, 17 de setembro de 2011

SAIU A REPORTAGEM SOBRE A EBVG NO JT

Atenção, pessoal. Acabou de sair a reportagem do Jornal da Tarde feita sobre a EBVG e seu mentor, William de Jesus Silva. Leiam e depois comentem sobre o assunto.

O garoto que ainda acredita em política

GILBERTO AMENDOLA

Maria Rosa de Jesus, 38 anos, conta que a televisão sempre esteve ligada em sua casa. O aparelho funcionava como uma companhia para o seu filho de seis anos, que passava muito tempo sozinho. Certa vez, entre o Jornal Nacional e a novela das nove, a chamada ‘babá eletrônica’ introduziu William de Jesus Silva ao famigerado Horário Eleitoral Gratuito. “Eu só tinha seis anos, mas fiquei encantado com os peixinhos do PSC (Partido Social Cristão). Eles repetiam: ‘PSC, PSC…’”

A partir dos ‘peixinhos falantes’, William começou a acompanhar o horário eleitoral de forma compulsiva, decorando nomes de candidatos (até do Legislativo), seus respectivos números, partidos e coligações. Hoje, aos 17 anos, ele mostra desenvoltura de especialista na hora de falar sobre política. Segundo Rosa, a política fez do seu filho um autodidata. “Ele aprendeu a ler e a escrever antes de ir pra escola”.

Ainda criança, William fazia questão de acompanhar sua mãe à zona eleitoral. Muitas vezes, acomodado no colo de Rosa, foi ele quem apertou o botão verde para confirmar o voto. Aos 11 anos, na quinta série, tentou, sem sucesso, criar ‘um grupo de discussão política’ em sua classe. “Achavam que eu era louco por gostar de política. Fico indignado com quem não se interessa por política, com quem só olha para o próprio umbigo”.

Um dia após o seu aniversário de 16 anos, William correu para realizar um grande sonho: tirar seu título de eleitor. Meses depois, na noite que antecedeu as eleições para presidente e governador, William não conseguiu dormir. “Fui cedinho para a sessão eleitoral. Fui com uma roupa boa. Sim, porque do jeito que as coisas andam, logo vai ter gente indo votar pelado”, brinca.

Do ponto de vista partidário, William é eclético. Seu primeiro voto, espalhou-se entre candidatos do PSOL, PCO, PSDB e PMDB. Ele é capaz de encontrar qualidades em todas as cores partidárias. Por isso, William costuma debater (discutir mesmo) com quem repete o discurso de que ‘todo político é ladrão’. “Não é assim. Tem gente boa fazendo política em todos os lugares”.

Céticos
Os céticos podem até encontrar conforto no que vem a seguir. A psiquiatra Júlia Catunda, do CAPS infantil (Centro de Atenção Psicossocial), coordenadora do projeto Dasdoida (grife de moda com roupas e acessórios produzidos por pacientes psiquiátricos) e que tem trabalhado com William, explica que o garoto foi diagnosticado como portador da síndrome de Asperger – um transtorno leve, cuja a principal consequência é a de acentuar características como, por exemplo, a INGENUIDADE.

“O importante é que o gosto pela política fez com que ele se sociabilizasse e se comunicasse melhor. Ele tem muitas ideias a respeito de política e de como ele pode ajudar outros jovens e crianças a se envolverem com o assunto também. William é um menino inteligente. É muito bonito ver o envolvimento dele com a política”.

Ninguém fica indiferente à paixão política professada por William. Seus amigos, parentes e colegas de trabalho (ele é estagiário na Fundação do Desenvolvimento Administrativo, a Fundap) sempre apoiaram as iniciativas do menino (leia ao lado). Apenas em uma circunstância ele foi aconselhado a ‘esperar um pouco’. “Eu queria me candidatar a vereador nas próximas eleições. Mandei uma ficha de pré- filiação para um partido. Mas não aconteceu. As pessoas me aconselharam a ficar mais maduro, mais experiente, antes de ser um político”.

Eleições de ‘Videogame’

Quando percebeu que o seu projeto de criar um grupo de discussão política na escola não iria vingar, William tratou de encontrar uma saída: inventar as Eleições Brasileiras de Videogame. A ideia original era pegar personagens de games e desenhos animados e ligá-los aos partidos reais. “Queria promover uma eleição de brincadeira”, diz.

Assim, William transformou o Pac-man em candidato do PT; o Mario Bros em político do PMDB; o Mickey Mouse filiado ao DEM; o Donkey Kong entusiasta do PSOL; o Shrek membro do PSC e o Agente 47 militante do PSTU. “Mas percebi que isso poderia dar problema de direitos autorais. Então, mudei o projeto e eu mesmo criei meus candidatos”, explica.

Hoje, William usa o blog http://ebvgbrasil.blogspot.com e uma página no Facebook (encontrada como ‘Eleições Brasileiras de Videogame’) para criar seus próprios personagens e envolver outros jovens nessa brincadeira. “Vamos promover uma eleição virtual no final deste ano”.

Para isso, William criou um país fictício chamado Bem-Bom, com seis unidades da federação e um distrito federal. Para as eleições à Câmara Videogamista e o Senado Bembonês, William está desenvolvendo partidos como o PA (Partido dos Animais), o PCA (Partido Cidade Alerta, baseado no programa do Datena); o PVSD (Partido dos Vj’s Sociais Democratas) e PVDB (Partido Videogamista Democrático Brasileiro) e outros.

Entre os candidatos desenvolvidos estão Marcela Corrêa, do Partido Zeldista Brasileiro (PZB), ligada ao feminismo e as causas sociais; a delegada Maria Antônia, do Partido Cidade Alerta (PCA) e Laura Alighieri, do Partido de Direita com Ares de Esquerda.

William está procurando apoiadores para desenvolver um site específico para sua eleição e também para produzir um ‘horário eleitoral gratuito’ para o YouTube. Ele quer contar com os ‘cosplayers’ (pessoas que se vestem como personagem de desenho animado ou quadrinhos) para interpretarem seus personagens.

O que é Síndrome de Asperger?

- Síndrome de Asperger diferencia-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso no desenvolvimento de linguagem.

- Portadores da síndrome tem interesse exacerbado por coleções (dinossauros, carros, etc.) e incapacidade para interpretar mentiras, metáforas e ironias.

- Albert Einstein e Mozart teriam traços de Asperger.

Matéria publicada originalmente no Jornal da Tarde (18.set.2010)

Camilo, o Excessivo


Devolvo acertos, compro erros inaptos
dou passagem à gratidão

Quero matisses roubados
acorrentadas, nulas, solidões

Encomendo tradição ao acaso
injetando brevidades no adeus

Facilito a força dos prazeres
mas intenciono garantias alveoladas

Comemoro o absoluto invisível
sem comunicar a opinião da memória

Enjeito o poder dos poderosos
cancelo porquês com pecados

Flutuo no íntimo, coagulo,
ideológico, o azul cooptante

E sofro,
sofro à porta da tristeza crua

A desgraça do próprio destino
antecipado

Removo a montanha dos apesares
atinjo o que sente e não pensa

Contenho toda a distância, acaricio
a promessa e os profetas

E agora, alfinetado à vida
mariposa, dor e raiva

Tenho o caminho fechado para
ela ― Ah,

Não ser inocente, insensível, nem mesmo
um velho fantasma dos mortos perenes

domingo, 11 de setembro de 2011

é preciso reconhecer
a vida
não resiste

a uma pergunta
séria
e que é difícil

mesmo impossível
atribuir
sentido ao que não

tem
o brilho do nada
que

há em tudo que
vive
em tudo

quanto busca
o transcendente
pela

recusa do seu
falso
rosto máscara do

corpo
esse traidor em
potencial

virtuosamente
adestrado
hipocondríaco

higiênico
instagram
do universo

contemporâneo
cujos caminhos e leis
oferecem

sinais de inédito
ouro
invernal

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

PRN LANÇA LAURINHA ALIGHIERI PARA PRESIDENTE

O Partido da Reconstrução Nacional (PRN) oficializou hoje a candidatura da jovem estudante Laurinha Alighieri à presidência de Bem-Bom.
Laurinha, de apenas 16 anos, teve sua candidatura confirmada durante a Convenção Nacional do PRN, realizada no Centro de Convenções Sebastião Paranhos, em Gamecity (GL). "Vocês podem ter certeza de que a minha candidatura será uma alternativa à parte em relação aos principais candidatos (Marcela Correia e Frank Lamarr), quebrando essa bipolaridade eleitoreira existente em Bem-Bom", afirma a garota, que agora terá a responsabilidade de tirar votos de um dos candidatos para a eleição presidencial de 04 de dezembro.
Veja agora os principais tópicos do programa de governo de Laurinha:
  • Plano Livre Escolha PLUS: Plano Nacional de Saúde que visa garantir atendimento público de qualidade para a população.
  • Ministério da Criança e Adolescente: Laurinha pretende criar um ministério exclusivamente voltado para as crianças e os adolescentes. Assim, esse ministério cuidaria não só das ONGs (Organizações Não-Governamentais) voltadas às crianças como também fiscalizaria os Conselhos Tutelares e os Juizados de Menores.
  • Passe Livre nos ônibus: Nas Regiões Metropolitanas, seria obrigatória a confecção de carteiras de Passe Livre pra crianças com até 6 anos de idade, sendo investidos até RCz$ 250 milhões no projeto.
  • Reforma Política: Laurinha é contra a criação do voto em lista (voto no partido) nas eleições para deputado e vereador. Sua proposta é aperfeiçoar o modelo de votação para esses cargos, porém, mantendo o sistema de lista aberta (voto no candidato) para deputado e vereador.
Laurinha disputará o pleito presidencial utilizando o número 39, número do PRN.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

os zerossexuais (parte final)


Do lado de fora do banheiro, a moça procurava acalmá-la, insistindo que parasse de gritar para que pudesse explicar a situação. Passou-lhe roupas pela porta assim que se convenceu de que não havia perigo. Chorava muito.
Até que tomou coragem e saiu.
Uma olhadela rápida desfez a hipótese maluca que se formara na sua cabeça: não tinha feito sexo com um travesti ou algo do gênero, diante dela, inteiramente nua, estava uma pessoa que positiva e definitivamente pertencia ao sexo feminino.
Na certa essa zinha daí havia se infiltrado na casa dela, enquanto o comparsa fazia a “limpa”. Detalhe incômodo que não encaixava: o que faziam as roupas do cara de ontem espalhadas pelo chão do quarto?
― Não tenho dinheiro vivo em casa, as poucas jóias você vai encontrar naquela gaveta...
― Você pode ficar descansada, não vim aqui atrás disso; este é um assunto delicado e que diz respeito a nós dois... digo, nós duas...
― Cadê o cara das flores, que veio ontem? Por quê vocês precisavam me enganar desse jeito? ― a Mulher soluçava desconsolada, só queria que tudo aquilo acabasse logo.
― Aí que tá, o Alfredo sou eu.
― Hahahaha, fala sério! Essa é boa, me diga... então você tava usando um consolo ontem à noite?... mas, e os peitos, e esse cabelão, como é que você disfarçou tudo enquanto me passava a cantada?
― Em primeiro lugar, não foi uma cantada; segundo, ontem eu ainda não tinha sido transformado por você...
― Como assim, transformado? É trans-for-ma-da, você é uma mulher!, ou está querendo me dizer que você é uma espécie, assim, de camaleão do sexo?
― Do sexo não, do amor. E você também é.
A Mulher deixou-se cair na cama queen size, era muita informação demais. O incrível é que agora, reparando bem, a fulana realmente parecia uma versão feminina do homem que lhe proporcionara uma noite inesquecível.
― Sei que não é fácil para você, como não foi para mim quando descobri... somos assim, adquirimos a forma daqueles a quem amamos.
― Somos?... somos? Fale apenas por si! Quem é você para me dizer o que eu sou ou deixo de ser?
― A maioria das pessoas tem, vamos supor, uma alma sexuada: homo, hetero, trans, bi... nós não, depende por quem nos apaixonamos; não é uma identidade definida à partida, mas que acontece enquanto o jogo é jogado.
― Sei, sei... quer dizer que você virou a casaca porque se apaixonou por mim, mas... e se eu não achar graça nenhuma em me relacionar com outra mulher? Como é que fica, você vai ter mudado à toa?
― Às vezes acontece; eu posso ter encontrado o que estava procurando, mas você não. Dependendo da ferida que isso me causar, posso continuar como estou ou voltar para a forma anterior. Não dá pra saber...
― Que maravilha de cenário: se te abandono, você volta a ser aquilo que eu queria que fosse...
Emprestou-lhe umas roupas suas meio fora de uso, já que as de Alfredo não lhe serviam mais ― pelada é que não ia deixá-la ficar. Passaram para a cozinha, um café bem forte seria a melhor maneira de tentar recomeçar aquela manhã esquisita.
― ... imagine que o gênero feminino e o masculino fiquem num continuum que vai de +1 a -1, são infinitas as possibilidades... mas no meio haverá sempre o zero, que não é um número, mas um buraco na linha, um vazio cheio de possibilidades...
― Pode até ser, mas nesse seu layout atual, vai ficar ruim de encarar você de novo... ao menos como aconteceu ontem...
O sol da manhã batia no peitoril da janela, da cozinha ouviam a rua se encher dos ruídos do dia; encolhidos nos seus pensamentos, dois animais humanos, famintos e canibais, contabilizavam suas feridas avaliando o próximo passo.
A Mulher rumina, indecisa.
Na balança da vida pesam mais as dores e perdas; e só haverá redenção se obtivermos qualquer porção, grande ou pequena, efêmera ou duradoura, de conhecimento ou beleza ou amor.
Mas a verdadeira graça está no amor.