Seguidores

quarta-feira, 27 de abril de 2011

ELEIÇÃO MUNICIPAL PODE SER DISPUTADA POR VELHOS CONHECIDOS

Falta 1 ano e meio para escolher o sucessor do prefeito Gilberto Kassab, mas os partidos políticos já estão se mobilizando para escolher os candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo.
Os principais partidos já começaram a lançar pré-candidatos ao Palácio Banespa. O primeiro partido a lançar candidatura foi o PP, com o jornalista e ex-deputado federal Celso Russomanno, terceiro colocado nas eleições para governador de SP no ano passado. A pré-candidatura foi lançada no dia 12 de abril.
Outro partido que lançou candidato foi o PC do B, que entrou no páreo com o cantor e vereador Netinho de Paula, candidato derrotado ao senado em 2010 (3º lugar, atrás de Marta Suplicy e Aloysio Nunes, os eleitos), no dia 19 de abril.
O Partido dos Trabalhadores já deixou claro que lançará nome próprio para a eleição paulistana. Os possíveis pré-candidatos seriam o Ministro da Ciência e Tecnologia Aloizio Mercadante, a senadora Marta Suplicy, os ministros da educação Fernando Haddad e da saúde, Alexandre Padilha, bem como os deputados Jilmar Tatto e Carlos Zarattini.
O PMDB também quer lançar nome próprio à prefeitura. Uma alternativa viável para o partido seria o deputado federal Gabriel Chalita (ainda no PSB). Para Chalita poder disputar o Palácio Banespa, o mesmo terá que sair do PSB, onde está atualmente.
O PPS, embora apoie a gestão kassabista, está descontente porque o recém-criado PSD estaria levando alguns de seus deputados. Por isso, cogita lançar a ex-vereadora Soninha Francine.
Já o PSDB, nem se fala. Está pensando em se tornar oposição na capital e pode lançar o deputado federal José Aníbal, o secretário de Energia Bruno Covas(aliado do atual governador Geraldo Alckmin), ou, até mesmo o ex-governador José Serra, que poderia unificar as alas do partido e conseguir alianças com DEM, PTB e PSD.
O PSOL pode lançar o deputado federal Ivan Valente, para fazer a alegria dos debates com sua postura "contra todos". Já o PDT cogita lançar o deputado federal Paulinho da Força, embora faça parte dos governos de Dilma Rousseff e Kassab.
O PSD, em fase de legalização, planeja lançar o vice-governador Afif Domingos ou o secretário do Verde Eduardo Jorge (que está no PV). Mas este dependerá de coligações para obter tempo de TV, pois embora o partido possa ter 32 deputados quando for legalizado (provavelmente em setembro ou outubro), o tempo proporcional dos partidos será calculado pelo número de deputados federais eleitos na última eleição geral.
NANICOS: Com exceção do PSC, que pode ser assediado pelo PSD de Kassab, os partidos com expressão reduzida devem lançar nomes próprios para a eleição de 7 de outubro de 2012. Um dos nomes que podem entrar no páreo é o de Levy Fidelix (PRTB). Outro nome que está presente nos pleitos municipais é o de Anaí Caproni, do PCO. Anaí participou dos pleitos de 2004 e 2008.
Agora é esperar para ver...

Nenhum comentário: