Seguidores

sexta-feira, 15 de abril de 2011

“A LUA VEM DA ÁSIA” NO CCBB SÃO PAULO de 15/4 a 05/6 · São Paulo, SP


“A LUA VEM DA ÁSIA”, PRIMEIRO MONÓLOGO DA CARREIRA DO ATOR CHICO DIAZ

Espetáculo estreia dia 15 de abril e faz parte das comemorações dos 10 anos do CCBB em São Paulo

Depois de ocupar por quatro anos a cabeça do ator Chico Diaz, a peça "A Lua vem da Ásia", baseada em obra de Campos de Carvalho, estreia temporada de dois meses no dia 15 de abril, sexta-feira, no CCBB São Paulo – que comemora seus 10 anos de atuação na cidade. Encenando pela primeira vez um monólogo, o ator foi dirigido por Moacir Chaves.

Apaixonado pela obra, foi o próprio Chico Diaz quem adaptou o livro homônimo para o teatro, preservando o caráter surrealista e iconoclasta do texto. O resultado é um espetáculo carregado de humor ácido, uma verdadeira ode à liberdade, respeitada por toda a equipe técnica desta montagem, desde a direção até os cenários de Fernando Mello da Costa, os figurinos de Maria Diaz Rocha e os vídeos de Éder Santos.

Antes de chegar à São Paulo, o espetáculo cumpriu temporadas, com casa cheia, nos Centros Culturais Banco do Brasil Rio de Janeiro e Brasília.

"A Lua vem da Ásia" conta, em forma de diário, a trajetória de um ser incomum pelas mais diversas geografias possíveis e impossíveis, em busca de um entendimento e justificativa perante a vida (e a morte), desafiando com muita ironia a lógica deste mundo, como mostra um trecho da obra:

"Quando em 1934 atravessei sozinho o deserto de Iguidi, tendo por única companhia um casal de borboletas, ocorreu-me a aventura mais surpreendente que pode ocorrer a um homem vivo ou morto, e que procurarei resumir em três linhas. Foi o caso que um dia despertei transformado em mulher e, nessa qualidade, fui pouco depois recrutado para o harém do sultão de Marrocos, onde servi como pude durante um ano e 14 dias".

Publicado originalmente em 1956, o livro “A Lua vem da Ásia” marca o nascimento da narrativa surrealista de Walter Campos de Carvalho, escritor mineiro radicado em São Paulo. Apesar de seu notório mau-humor, Walter tinha no riso seu instrumento de crítica e forma de apontar as falhas da sociedade de massa, consumista e belicosa. Em seus textos, pretendia trabalhar, por meio do nonsense, a desconstrução dos valores burgueses, a redução da vida à morte; e a redução do amor à sua forma fisiológica: o sexo.

Antes de “A Lua vem da Ásia”, outras duas obras-primas do autor ganharam os palcos: Vaca de nariz sutil e O púcaro búlgaro, que aproximaram o público da palavra bem dita, capaz de provocar transformações.

FICHA TÉCNICA
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Atuação e adaptação: Chico Diaz
Direção: Moacir Chaves
Cenografia: Fernando Mello da Costa
Figurinos: Maria Diaz
Iluminação: Renato Machado
Vídeos: Eder Santos e Trem Chic
Direção de movimento: Márcia Rubin
Trilha sonora: Alfredo Sertã
Preparação vocal: Rose Gonçalves
Assistente de direção I: Gisela de Castro
Assistente de direção II: Danielle Martins de Farias
Aderecista / pintura de arte: Derô Martin
Assistente de figurino: Viviane Castelleoni
Assistente de vídeo: André Hallak
Cenotécnicos: Jorge Kugler e Fátima de Souza
Programação visual: Mauricio Grecco
Fotografia: Jaqueline Machado
Direção de produção: Anna Ladeira
Elaboração do projeto: Gisela de Castro
Produção executiva: Wagner Uchôa

Um projeto Zucca Produções

Nenhum comentário: